BMW Sauber apresenta novo carro
A escuderia BMW Sauber apresentou nesta terça-feira, em Valência (Espanha), o seu novo carro para a temporada 2007 de Fórmula 1 (o F1.07), na qual pretender aproximar-se das marcas tradicionais.
Apresentado inicialmente a três dimensões num ecrã gigante e depois num palco, o novo carro da BMW Sauber é dominado pelas cores branco e azul; este monolugar é o primeiro totalmente concebido pela BMW e pela Sauber.
Os responsáveis da escuderia depositam no novo modelo, e nos pilotos Nick Heidfeld (Alemanha) e Robert Kubica (Polónia), grandes esperanças em melhorar o quinto lugar obtido na última temporada.
"O ano de 2007 é o segundo e o último de nossa etapa de desenvolvimento. O nosso desejo é chegar ao pódio por méritos próprios. Se as equipas de ponta derem alguns sinais de fraqueza, queremos estar preparados para reduzir a diferença", afirmou o chefe da equipa, Mário Theissen.
O responsável considera que "vitórias por mérito próprio em 2007 ainda não farão parte de uma perspectiva realista", e aponta o ano seguinte como mais adequado para atingir tais metas. "Em 2009, queremos já estar na luta pelo título do Mundial", completou.
O alemão Heidfeld, que vai para a sua quinta temporada, na F-1, mostrou entusiasmo ao falar no futuro, mas sem perder a moderação: "Não se pode esperar muito, porque quando mais alto se vai, mais o ar fica rarefeito. Na primeira temporada (com a BMW), fizemos 36 pontos e terminamos em quinto no Mundial (de Construtores). Mas o quarto classificado (a Honda) teve 86 pontos. É um mundo à parte", acrescentou o alemão, um dos mais experientes pilotos do "circo", que na época passada ficou no nono lugar, com 23 pontos.
Kubica, que substituiu o canadiano Jacques Villeneuve ao longo da última temporada, pretende pôr em prática aquilo que aprendeu nas derradeiras seis corridas de 2006 e gostaria de repetir o 3º lugar, que conquistou no GP de Itália do ano passado.
"Chegar ao pódio pela primeira vez numa corrida de Fórmula 1 foi uma experiência incrível. Quero mais!", exclamou o polaco de 22 anos.
O novo carro da BMW Sauber foi desenvolvido em função das alterações introduzidas no regulamento da F-1, sobretudo no que diz respeito à utilização de pneus Bridgestone, com menos atrito, e que deu início a uma preocupação especial com a aerodinâmica e com os testes nos túneis de vento de Hiwill, na Suíça.
Em relação à versão de 2006, as diferenças mais notórias estão na asa dianteira totalmente nova, que "gerencia", entre outras coisas, o impacto de ar nos pneus, e no bico, mais alto e recuado, numa combinação que permite a canalização de uma maior quantidade de ar sob o carro. O sistema de refrigeração também sofreu alterações, sobretudo nas entradas de ar, maiores que as anteriores, obedecendo a um novo conceito, considerado mais eficaz também do ponto de vista da aerodinâmica, sobretudo frente a altas temperaturas externas, que se costumam sentir nas primeiras provas da temporada.
A parte traseira, mais baixa e fina, permite uma melhor passagem do ar para a asa, enquanto a suspensão recebeu elementos totalmente novos. "Este aspecto tem ainda mais importância com a redução dos níveis de atrito. Os pneus mais duros vão fazer com que os carros derrapem mais, o que obriga os pilotos a fazer mais correções", explicou Willy Rampf, o projetista do F1.07.
A temporada 2007 de Fórmula 1 começa a 18 de Março, com o GP da Austrália.
Fonte: Lusa (Brasil)
Apresentado inicialmente a três dimensões num ecrã gigante e depois num palco, o novo carro da BMW Sauber é dominado pelas cores branco e azul; este monolugar é o primeiro totalmente concebido pela BMW e pela Sauber.
Os responsáveis da escuderia depositam no novo modelo, e nos pilotos Nick Heidfeld (Alemanha) e Robert Kubica (Polónia), grandes esperanças em melhorar o quinto lugar obtido na última temporada.
"O ano de 2007 é o segundo e o último de nossa etapa de desenvolvimento. O nosso desejo é chegar ao pódio por méritos próprios. Se as equipas de ponta derem alguns sinais de fraqueza, queremos estar preparados para reduzir a diferença", afirmou o chefe da equipa, Mário Theissen.
O responsável considera que "vitórias por mérito próprio em 2007 ainda não farão parte de uma perspectiva realista", e aponta o ano seguinte como mais adequado para atingir tais metas. "Em 2009, queremos já estar na luta pelo título do Mundial", completou.
O alemão Heidfeld, que vai para a sua quinta temporada, na F-1, mostrou entusiasmo ao falar no futuro, mas sem perder a moderação: "Não se pode esperar muito, porque quando mais alto se vai, mais o ar fica rarefeito. Na primeira temporada (com a BMW), fizemos 36 pontos e terminamos em quinto no Mundial (de Construtores). Mas o quarto classificado (a Honda) teve 86 pontos. É um mundo à parte", acrescentou o alemão, um dos mais experientes pilotos do "circo", que na época passada ficou no nono lugar, com 23 pontos.
Kubica, que substituiu o canadiano Jacques Villeneuve ao longo da última temporada, pretende pôr em prática aquilo que aprendeu nas derradeiras seis corridas de 2006 e gostaria de repetir o 3º lugar, que conquistou no GP de Itália do ano passado.
"Chegar ao pódio pela primeira vez numa corrida de Fórmula 1 foi uma experiência incrível. Quero mais!", exclamou o polaco de 22 anos.
O novo carro da BMW Sauber foi desenvolvido em função das alterações introduzidas no regulamento da F-1, sobretudo no que diz respeito à utilização de pneus Bridgestone, com menos atrito, e que deu início a uma preocupação especial com a aerodinâmica e com os testes nos túneis de vento de Hiwill, na Suíça.
Em relação à versão de 2006, as diferenças mais notórias estão na asa dianteira totalmente nova, que "gerencia", entre outras coisas, o impacto de ar nos pneus, e no bico, mais alto e recuado, numa combinação que permite a canalização de uma maior quantidade de ar sob o carro. O sistema de refrigeração também sofreu alterações, sobretudo nas entradas de ar, maiores que as anteriores, obedecendo a um novo conceito, considerado mais eficaz também do ponto de vista da aerodinâmica, sobretudo frente a altas temperaturas externas, que se costumam sentir nas primeiras provas da temporada.
A parte traseira, mais baixa e fina, permite uma melhor passagem do ar para a asa, enquanto a suspensão recebeu elementos totalmente novos. "Este aspecto tem ainda mais importância com a redução dos níveis de atrito. Os pneus mais duros vão fazer com que os carros derrapem mais, o que obriga os pilotos a fazer mais correções", explicou Willy Rampf, o projetista do F1.07.
A temporada 2007 de Fórmula 1 começa a 18 de Março, com o GP da Austrália.
Fonte: Lusa (Brasil)
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