Sport Blog - Fórmula 1

Provavelmente o melhor site desportivo do Planeta ! Aqui o desporto é Rei !


1ª Página  Andebol  Atletismo  Atletismo Adaptado   Badminton  Basquetebol  Canoagem  Ciclismo  Corrida de Camiões  Desporto Geral
Desporto Geral Adaptado  Duatlo  Fórmula 1  Fórmula GT  Fórmula Renault  Futebol  Futebol Adaptado  Futebol de Praia  Futebol de 7  Futsal
;Golfe  Hóquei em Campo  Hóquei em Patins  Judo  Kickboxing  Natação  Parkour  Pesca Desportiva  Powerboat  Râguebi  Ralis  Surf  Ténis
Ténis de Mesa  Voleibol

quarta-feira, setembro 02, 2009

Fórmula 1: Rubns Barrichello considera que a sua situação no campeonato "é positiva"

Apesar de ter sido apenas 7º classificado no GP Bélgica, o piloto Rubens Barrichello ocupa actualmente o 2º lugar no Campeonato do Mundo de Fórmula 1, a 16 pontos do líder Jenson Button, companheiro de equipa do brasileiro na Brawn GP.

Depois de ver o experiente inglês fora da luta na corrida belga (devido a um acidente na 1ª volta), Rubinho fez de tudo para diminuir a diferença que o separava de Button na classificação geral, mas um erro (ou problema mecânico) na largada, dificultou essa tarefa.

Em declarações ao site brasileiro Gazeta Web, Barrichello explicou que "a largada foi estranha", acrescentando que "normalmente quando se parte para uma corrida, a embreagem patina um pouco, o que deixa o carro instável, mas solto. Na Bélgica, o que aconteceu foi precisamente o contrário, a embreagem ficou presa, o carro ficou em ponto morto e por mais esforço que fizesse para meter a primeira mudança, ela não entrava. Aí vi todos os meus companheiros a passarem por mim, e a irem embora; finalmente, a mudança entrou e consegui arrancar".

Desmotivado por ver Button na sua frente, Rubinho rolou muito lento nas primeiras curvas do circuito. Porém, antes de chegar "a recta do autocarro", o piloto viu "muita fumaça e uma grande confusão", como explicou o próprio, acrescentando logo de seguida que "até à entrada do Safety Car a corrida desenrolou-se normalmente; depois o rádio ia avariando, pois o fluxo de notícias era enorme, dando conta do um acidente. Perguntei à box o que é que se tinha passado, e eles responderam que o Button estava fora. Aí... [longa pausa], peço desculpa mas vou ter que ser sincero, aí, os meus olhos brilharam e o coração começou aos pulos, pois era a minha grande chance de encurtar a diferença para o Button".

Depois da saída do Safety Car, Barrichello começou a recuperar posições, mas quando lutava com Kovalainen pelo 6º lugar, o motor "começou a falhar muito, não chegando às 2000 r.p.m. na 5ª e 6ª velocidade". O piloto brasileiro ainda perguntou o que é que se passava, mas ninguém da box explicava o sucedido, quando "surgiu muita fumaça e uma grande labareda, devido a um vazamento de óleo. Quando vi o motor pegar fogo, senti um friozinho na espinha, mas depois o fogo sumiu e o motor continuou dando, embora muito fraquinho", comentou o brasileiro da Brawn GP.

Com este problema, Rubens decidiu "poupar a mecânica", para garantir 2 pontos, resultado que até acaba por ser positivo, depois de todos estes imprevistos.

A 16 pontos do líder, Rubens considera que a sua situação no campeonato "é positiva", porque está "dentro da luta pelo título e pelas vitórias", o que até há muito pouco tempo parecia uma "missão impossível".


Recorde-se ainda, que o vencedor do GP Bélgica foi o finlandês Kimi Raikkonen (Ferrari), terminando à frente do italiano Giancarlo Fisichella (Force Índia) e do alemão Sebastian Vettel (Red Bull), que ocuparam as posições seguintes.

A próxima prova do Mundial de Fórmula 1 disputa-se a 13 de Setembro, no circuito de Monza (Itália).


Jornalista: João Miguel Pereira