Sport Blog - Fórmula 1

Provavelmente o melhor site desportivo do Planeta ! Aqui o desporto é Rei !


1ª Página  Andebol  Atletismo  Atletismo Adaptado   Badminton  Basquetebol  Canoagem  Ciclismo  Corrida de Camiões  Desporto Geral
Desporto Geral Adaptado  Duatlo  Fórmula 1  Fórmula GT  Fórmula Renault  Futebol  Futebol Adaptado  Futebol de Praia  Futebol de 7  Futsal
;Golfe  Hóquei em Campo  Hóquei em Patins  Judo  Kickboxing  Natação  Parkour  Pesca Desportiva  Powerboat  Râguebi  Ralis  Surf  Ténis
Ténis de Mesa  Voleibol

domingo, agosto 23, 2009

Fórmula 1: Rubens Barrichello regressa às vitórias no GP Europa

O piloto brasileiro Rubens Barrichello (Brawn GP-Mercedes) voltou hoje às vitórias (após 5 anos de ausência), ao terminar na frente o GP Europa, 9ª prova do Campeonato do Mundo de Fórmula 1, disputado no novo circuito citadino de Valência (Espanha).

Na 2ª posição terminou o britânico Lewis Hamilton (McLaren-Mercedes), que com este resultado ascende ao 7º lugar do Mundial.

O finlandês Kimi Raikonen acabou o GP Europa no 3º posto, à frente do compatriota Heikki Kovalainen (McLaren-Mercedes).

Nas posições seguintes ficaram o alemão Nico Rosberg (Williams-Toyota), o espanhol Fernando Alonso (Renault) e o líder do Mundial, o britânico Jenson Button (Brawn GP-Mercedes).

Os pilotos da Red Bull, Webber e Vettel (3º e 4º no Mundial, respectivamente), tiveram um dia para esquecer, pois o australiano acabou em 9º (fora dos pontos), enquanto o alemão teve que desistir devido a problemas mecânicos.


Classificação do GP Europa:

1º Rubens Barrichello (BRA/Brawn GP-Mercedes) - 1h35m51s289ms
Lewis Hamilton (GBR/McLaren-Mercedes)
Kimi Raikkonen (FIN/Ferrari)
Heikki Kovalainen (FIN/McLaren-Mercedes)
Nico Rosberg (ALM/Williams-Toyota)
Fernando Alonso (ESP/Renault)
Jenson Button (GBR/Brawn GP-Mercedes)
Robert Kubica (POL/BMW-Sauber)
Mark Webber (AUS/Red Bull-Renault)
10º Adrian Sutil (ALM/Force India-Mercedes)

Classificação (Top 3) do Mundial de Pilotos:

1º Jenson Button (GRB) - 72 pontos
Rubens Barrichello (BRA) - 54
Mark Webber (AUS) - 51


Jornalista: João Miguel Pereira

quinta-feira, agosto 13, 2009

Fórmula 1: Nelson Piquet Jr. critica duramente Flávio Briatori

O piloto brasileiro, Nélson Piquet Jr., que foi demitido na passada semana pelo director desportivo da Renault, Flávio Briatori, criticou duramente o seu ex-patrão durante uma entrevista dada à revista "Autosport", que publicou hoje o artigo.

O "corredor" diz que "Briatori é ignorante, não sabe falar e assiste a uma corrida de Fórmula 1 como um burro assiste a uma passagem de modelos".

Nelsinho Piquet vai mais longe acrescentando que "ele [Briatori] nem sabe distinguir um pneu slick [para pisos secos] de um pneu de chuva".

O piloto brasileiro considera ainda que "a Renault não tem 0 pontos, porque Pat [Symonds] ainda vai dando uma ajuda e coordena algumas estratégias".

Nelsinho terminou as suas declarações dizendo que "Briattori ainda está na Fórmula 1 porque se relaciona bem com Bernie [Ecclestone, presidente da FOTA, detentora dos direitos comerciais da F1] e com a FIA, senão já tinha sido corrido há muito tempo".


Jornalista: João Miguel Pereira

quinta-feira, agosto 06, 2009

Fórmula 1: BMW anuncia retirada da competição no final da temporada de 2009

A escuderia de Fórmula 1 BMW anunciou esta manhã que a deixará a competição desportiva, assim que termine a temporada de 2009.

O anúncio foi feito pelo presidente do grupo alemão, Norbert Reithofer, numa conferência de imprensa realizada em Munique (Alemanha).

Reithofer disse ainda que "a decisão de deixar a Fórmula 1 foi muito difícil de ser tomada. Mas, temos que pensar na saúde financeira da nossa companhia, e esta é a melhor solução para não termos que despedir pessoal ou baixarmos os custos de produção".

A decisão não apanhou de surpresa a FIA (Federação Internacional do Automobilismo), que em comunicado lamentou a desistência da BMW.

No mesmo documento pode-se ler que "o automobilismo não pode ignorar a crise económica mundial. As equipas continuam a gastar bastante dinheiro na Fórmula 1, e só irão sobreviver se despedirem pessoas ou se fecharem fábricas".

A FIA diz ainda que preparou "vários regulamentos para reduzir os custos, pois seriam medidas que iriam aliviar a pressão sobre as actuais construtoras e possibilitar a chegada de novas escuderias. No entanto, os directores das equipas rejeitaram fortemente esses regulamentos e assim prevemos que várias escuderias possam abandonar a Fórmula 1, num futuro bastante próximo".

A BMW é a segunda equipa a abandonar a competição, depois da Honda ter feito o mesmo em Dezembro de 2008. Porém, Ross Brawn (com o apoio da FOTA) decidiu comprar a equipa e rebatiza-la com o nome de Brawn GP. A Associação de Construtores pensa agora fazer o mesmo com a BMW, mas ainda não existe qualquer investidor, apesar de algumas empresas petrolíferas tailandesas terem afirmado que poderiam voltar a patrocinar a Sauber (parte desportiva da BMW), como a Petronas fez há uns anos atrás.


Desportivamente falando, a escuderia alemã estreou-se no início da temporada de 2006 e até agora disputou 63 grandes prémios, sendo o melhor resultado a vitória de Robert Kubica no Canadá, em 2008. A equipa obteve mais 16 pódios e uma pole, feita pelo mesmo Kubica em 2008 no Bahrein.

Em 2006, a escuderia alemã foi 5ª no Mundial de Construtores, para além de ter conquistado o vice-campeonato em 2007 e a terceira posição em 2008.

Este ano, a equipa ocupa o 8º lugar da tabela classificativa, com 8 pontos em 10 corridas. No Mundial de Pilotos, Heidfeld é 13º (com 6 pontos) e Kubica o 15º, com apenas 2 pontos.


Jornalista: João Miguel Pereira