Sport Blog - Fórmula 1

Provavelmente o melhor site desportivo do Planeta ! Aqui o desporto é Rei !


1ª Página  Andebol  Atletismo  Atletismo Adaptado   Badminton  Basquetebol  Canoagem  Ciclismo  Corrida de Camiões  Desporto Geral
Desporto Geral Adaptado  Duatlo  Fórmula 1  Fórmula GT  Fórmula Renault  Futebol  Futebol Adaptado  Futebol de Praia  Futebol de 7  Futsal
;Golfe  Hóquei em Campo  Hóquei em Patins  Judo  Kickboxing  Natação  Parkour  Pesca Desportiva  Powerboat  Râguebi  Ralis  Surf  Ténis
Ténis de Mesa  Voleibol

quinta-feira, novembro 27, 2008

Bia Figueiredo será a primeira mulher a pilotar um carro num "Renault Roadshow"

Pela primeira vez na história do evento, o "Renault Roadshow" vai contar com a participação de uma mulher-piloto, Bia Figueiredo.

A brasileira, que corre na Fórmula Indy Lights nos Estados Unidos, foi convidada pela organização para pilotar um Renault Mégane RS durante o espectáculo, que decorre este fim-de-semana em São Paulo (Brasil).

Além de conduzir o automovel na Avenida Pedro Alvares Cabral, Bia Figueiredo irá dar uma entrevista sobre automobilismo de competição, sexta-feira na Rádio Sul América Trânsito FM, e será a assessora de imprensa de Nélson Piquet Jr., que pilotará um Fórmula 1 no domingo.

"Estou bastante honrada por ter sido convidada para este evento. Acho que a Renault do Brasil está inovando com o Roadshow, que já foi feito em várias cidades importantes do mundo. Será legal participar e oferecer um dia de lazer ao povo de São Paulo", disse a brasileira na sede da marca francesa, pouco depois de aceitar o convite.

Além de alguns pódios na Fórmula Indy Lights, Bia Figueiredo é, até hoje, a única mulher que conseguiu vencer uma corrida de Fórmula Renault.


Jornalista: João Miguel Pereira

terça-feira, novembro 25, 2008

"Renault Roadshow" leva as emoções da Fórmula 1 às ruas de São Paulo

Depois de ter estado em Lisboa e em Nova Déli (Índia), o "Renault Roadshow" viaja agora para São Paulo, no Brasil.

O evento, que está montado na Av. Pedro Álvares Cabral (Parque do Ibiarapuera), é o único do género que se realiza na América do Sul.

Além do carro que Nélson Piquet irá pilotar no domingo, a Renault levou para São Paulo um autêntico arsenal tecnológico: 15 mecanicos, 1 carro de Fórmula 1, 3 motores, uma suspensão dianteira, uma suspensão traseira, 4 volantes, 5 jogos de pneus (3 para piso seco e 2 para piso molhado) e 100 litros de gasolina.

O bólide que o piloto brasileiro irá utilizar é o antigo modelo R27, que ainda assim é uma "obra prima" da formação ING Renault F1.

O carro possui todas as últimas inovações em termos de aerodinâmica e electrónica. Só para se ter uma ideia, a troca de mudança do R27 faz-se em 0,06 segundos, enquanto nos automóveis normais essa troca demora 0,3 segundos.

Para se chegar a esta perfeição, a Renault teve durante 5 meses, 800 pessoas a trabalhar permanentemente neste modelo.

O R27 foi utilizado pela equipa ING Renault F1 no Mundial de Fórmula 1 de 2007, realizando no total 17 GP, nos quais obteve 51 pontos para o Campeonato do Mundo de Construtores desse ano.


Jornalista: João Miguel Pereira

quinta-feira, novembro 20, 2008

Takuma Sato foi o mais rápido no primeiro dia de testes colectivos

Decorreu, esta manhã no Autodromo de Barcelona, o primeiro dia de treinos colectivos com vista à temporada de 2009.

O mais rápido da única sessão de treinos de hoje foi o japonês Takuma Sato (Toro Rosso), que conseguiu completar uma volta ao circuito catalão em 1m20s017ms.

Os brasileiros Nélson Piquet Jr e Lucas di Grassi não estiveram bem, já que obtiveram modestas posições. O titular da Renault não foi além do 11º lugar (entre 15 pilotos) com o tempo de 1m22s520ms, enquanto o reserva da equipa francesa, mas que procura um lugar na Honda, ficou logo acima (10º) fazendo 1m22s492ms.

O outro brasileiro em Barcelona, Bruno Senna, não saiu para a pista, ficando os testes da Honda a cargo do inglês Jenson Button, que conseguiu um 6º lugar ao completar a melhor volta em 1m21s770ms.

Amanhã, os pilotos voltam à pista espanhola para fazerem mais uns testes aos seus bólides, para que em Março esteja tudo preparado para mais uma época espectacular de Fórmula 1.


Jornalista: João Miguel Pereira

quarta-feira, novembro 19, 2008

Bernie Ecclestone afirma que sistema de pontuação na F1 pode ser substituido por medalhas

O inglês Bernie Ecclestone, presidente da FOM (empresa que detem os direitos comerciais da F1) declarou hoje, que o actual sistema de pontuação das corridas poderá ser substítuido pela entrega de medalhas de ouro, prata e bronze aos 3 primeiros classificados.

Assim, o vencedor do campeonato seria aquele que tivesse mais medalhas de ouro, ou seja, mais vitórias. Esta ideia foi proposta por alguns pilotos que não acharam justo que Lewis Hamilton fosse o campeão de 2008, pois teve menos uma vitória que Felipe Massa, o 2º classificado.

Em declarações ao jornal "The Times", Ecclestone referiu ainda que a nova regra, prevê que "abaixo do 4º posto não haja pontos, mas se no fim do campeonato dois ou mais pilotos tiverem empatados em numero de medalhas, o desempate será feito pelo número de quartos lugares. Se ainda assim se mantiver um empate, iremos ver quem é que acabou mais vezes em 5º e assim sucessivamente, até acharmos um vencedor. Por isso não creio que esta nova medida vai acabar com a espectacularidade das lutas por lugares inferiores".

O presidente da FOM acrescentou também que "a ideia foi dos pilotos e da FIA [Federação Internacional de Automobilismo] e por isso acredito que a nova regra será implementada a breve prazo. Na minha opinião acho que o sitema de medalhas será mais justo e de melhor compreensão para todas as pessoas do Mundo. Até os pilotos vão achar piada porque nunca ganharam uma medalha na vida, enquanto outros atletas que se esforçam menos têm várias penduradas nas estantes das suas salas".


Jornalista: João Miguel Pereira

terça-feira, novembro 11, 2008

Force India anuncia parceria de 5 anos com a Mc Laren-Mercedes

O magnata indiano Vijay Mallya, dono da equipa Force India, anunciou hoje que a partir de 2009 os carros da sua escuderia irão ser equipados com motores Mercedes, fornecidos pela Mc Laren.

Esta parceria, de 5 anos, ficou decidida durante uma reunião entre os altos quadros de ambas as equipas, que decorreu esta manhã, na fábrica da escuderia britânica, situada nos arredores de Silverstone (Inglaterra).

Após o encontro Vijay Mallya disse aos jornalistas presentes que foi fácil chegar a acordo com a Mc Laren e que "durante 5 anos eles vão nos fornecer motores Mercedes, já com a técnologia KERS (Sistema de Recuperação de Energia Cinética)".

Quando confrontado com a pergunta sobre o que é que a Force India teria de oferecer à Mc Laren, o magnata indiano respondeu com um enigmático "Vamos ver...".

No entanto, uma revista alemã publicou esta manhã que se a escuderia indiana chegasse à acordo com a segunda classificada do Mundial de Construtores, Giancarlo Fisichella e Adrian Sutil seriam substituidos por pilotos de testes da equipa de Ron Dennis.

Já esta tarde, em declarações à Agência Reuters, Vijay Mallya voltou a fugir ao assunto pilotos, dizendo apenas que "a MC Laren irá recomendar aquilo que considera ser o melhor para a equipa".

Martin Whitmarsh, chefe-executivo da equipa britânica tocou pelo mesmo diapasão: "Vamos fazer propostas e recomendações para melhorar o rendimento dos carros da Force India".

No meio de todo este secretismo, a única coisa que é certa, pois foi confirmada pelas duas equipas, é a ida de Simon Roberts da Mc Laren Applied Technologies para a fábrica central da escuderia indiana.

A Force India foi criada no final de 2007, depois de Mallya ter comprado os carros que eram da holandesa Spyker (ex-equipa de Tiago Monteiro). Em 2008 a jovem formação não conseguiu pontuar, apesar do magnata indiano dizer, no início da temporada, que não ia entar na Formula 1 para "fazer número".


Jornalista: João Miguel Pereira

quinta-feira, novembro 06, 2008

Renault anuncia Fernando Alonso e Nélson Piquet Jr. para 2009

Flávio Briatore, director da Renault F1, anunciou hoje, que Fernando Alonso e Nélson Piquet Jr. serão os pilotos da escuderia em 2009, acabando com os rumores que diziam que o espanhol iria trocar a marca francesa pela Ferrari.

O responsável máximo pela Renault F1 disse ainda que "a equipa está muito contente por ter assegurado o Fernando e o Nélson. São dois pilotos muito interessantes, pois combinam experiência com juventude".

Entretanto, a FIA já revelou o calendário para 2009, sendo de destacar três pequenas alterações: os dois GPs da América do Norte (E.U.A. e Canadá) desaparecem; o GP da China passa a ser disputado em Abril; e a época irá fechar a 1 de Novembro com o novo GP do Dubai, que será corrido na cidade de Abu Dabi.


Calendário para 2009:

29 Março: GP Austrália
5 Abril: GP Malásia
19 Abril: GP China
26 Abril: GP Bahrain
10 Maio: GP Espanha
24 Maio: GP Mónaco
7 Junho: GP Turquia
21 Junho: GP Grã-Bretanha
12 Julho: GP Alemanha
26 Julho: GP Hungria
23 Agosto: GP Europa (Valência - Espanha)
30 Agosto: GP Bélgica
13 Setembro: GP Itália
27 Setembro: GP Singapura
4 Outubro: GP Japão
18 Outubro: GP Brasil
1 Novembro: GP Dubai


Jornalista: João Miguel Pereira

Foto: O Jogo

domingo, novembro 02, 2008

Lewis Hamilton é o novo campeão do Mundo de Fórmula 1

O britânico Lewis Hamilton é o novo campeão do mundo de Pilotos, sucedendo ao finlandês Kimi Raikonen, da Ferrari.

Na última prova do Mundial, disputada em Interlagos (Brasil), o britânico conseguiu acabar na 5ª posição, o que acabou por ser suficiente para festejar o campeonato.

O outro piloto que ainda poderia chegar ao título, o brasileiro Felipe Massa, ainda venceu a corrida, mas isso não bastou, ficando apenas a um ponto de Hamilton.

O GP Brasil foi emotivo do princípio ao fim, começou com chuva e quando Massa cruzou a linha de chegada, o piloto britânico era 6º, o que faria do brasileiro campeão do Mundo; mas alguns metros depois, a festa transformou-se em desilusão, porque o homem da McLaren ultrapassou Vettel e acabou no 5º posto.

No campeonato de Construtores, a história foi diferente. Apesar da Ferrari estar na 2ª posição, a vitória de Massa e o 3º lugar de Raikonen foram suficientes para o "cavalinho preto" ultrapassar a McLaren-Mercedes e vencer mais um título mundial.


Jornalista: João Miguel Pereira

Foto: O Jogo

sábado, novembro 01, 2008

Brasileiros já começaram a pressionar Lewis Hamilton

A luta entre Lewis Hamilton e Felipe Massa pelo título de campeão do Mundo de pilotos está ao rubro, e os brasileiros já começaram a pressionar o jovem britânico.

Ontem, em Interlagos, numa acção de promoção de um patrocionador da McLaren, dois humoristas atiraram para os pés de Hamilton uma camisola do Vasco da Gama e um gato preto de peluche.

O inglês não sabendo que aqueles objectos são conotados com o azar, afagou o bichinho e vestiu a camisola do eterno 2º do Brasileirão (o Vasco já perdeu o título na última jornada por 10 vezes),dizendo "thank you" aos autores da brincadeira.

À margem do GP Brasil, já se vai fazendo contactos para a nova temporada. A Toro Rosso e a Honda estão a negociar com Bruno Senna, o vice-campeão da GP2, tendo a equipa austríaca oferecido 14 milhões de dólares (cerca de 11 milhões de euros) para poder contar com os serviços do piloto brasileiro em 2009.


Jornalista: João Miguel Pereira

Foto: O Jogo